Espaço Adolescente
O tempo dos paradoxos, das conquistas e das escolhas
A adolescência, período entre a infância e a idade adulta, caracteriza-se por uma etapa carregada de mudanças a vários níveis – corpo, grupos, família, personalidade, projectos... que futuro?
Os adolescentes hoje, amanhã jovens adultos, mantêm-se até mais tarde em casa dos pais, adiam o casamento/assumir de uma relação amorosa, adiando, também, a separação física, psíquica, emocional e económica dos seus progenitores, deixando para “amanhã” a concretização da sua autonomia, dificultada muitas vezes pela conjectura social do país.
A adolescência caracteriza-se por um período de espera seguido de um período de mudança e, por último, de descoberta. A espera é o início da puberdade e das transformações que esta provoca, que se realiza num clima de desejo e receio. O período de mudança é físico, psicológico, familiar e social. A fase da descoberta surge passado este período da ruptura com a infância, onde o adolescente vai descobrindo que é, o que deseja, o que gosta, e que escolhas tem de fazer – é conquistar mas, também, renunciar.
Estas necessidades de mudança por um lado, e a de escolhas por outro, explicam a potencial vulnerabilidade psíquica do adolescente, onde é importante não ignorar manifestações sintomáticas e queixas.
As dificuldades no adolescente não devem conduzir a uma dramatização prejudicial e não significam por si só indícios de patologia. Contudo, não se deverá ignorar sintomas que se tornam demasiado recorrentes e desadaptativos/desadequados.
A nossa clínica tem psicólogos clínicos especializados na adolescência, com experiência em acompanhamento nas seguintes situações:
- Avaliação/ Despiste de Psicopatologia;
- Ansiedade intensa, Ataques de Pânico;
- Depressão;
- Luto – Perda/Morte de alguém próximo afectivamente;
- Tentativas de Suicídio e/ou Auto-mutilações;
- Perturbações do Comportamento Alimentar;
- Dificuldades com a Imagem;
- Comportamento Aditivo;
- Agressividade;
- Impulsividade;
- Perturbações de Identidade;
- Dificuldades de Integração/Sociais;
- Dificuldades Escolares;
- Dificuldades Familiares;
- Doença Crónica;
- Interrupção Voluntária/Involuntária da Gravidez;
- Vítimas de Abuso Sexual.
Se quiser saber alguns sintomas clique aqui.
Se és adolescente e estás preocupado(a) ou com muitas dúvidas, contacta-nos, clica aqui.
Se algo o(a) preocupa no(a) seu(sua) filho(a) adolescente, marque a primeira entrevista, saiba como.